Vettel não dominará a F1


Parece bobagem dizer que um piloto que aos 24 anos de vida que já é bi-campeão da F1, recordista de poles em uma temporada, 21 vitórias na carreira (já esta entre os 12 maiores vencedores de GP's) não irá atropelar todos os recordes que encontrar pela frente. Bi-campeão com a idade em que Senna estreou na F1, Vettel é para muitos jornalistas respeitados dentro da F1, como o responsável por uma nova era que se segue, uma parecida ou até maior a que Michael Schumacher impôs no começo dos anos 2000. Mas, definitivamente não irá acontecer, a explicação para isso, está tanto na F1 dos dias atuais como na era Schumacher, e até mesmo no fim dos anos 80 com o começo dos anos 90 com Senna e Mansell.

Ayrton Senna conquistou seus 3 títulos em 88, 89 e 91. Para muitos, deveria conquistar o de 90 também. Fazendo uma pequena suposição, Senna poderia ter ganho 4 títulos seguidos, e assim, feito a sua "era". Mansell, piloto que por várias vezes tinha batido na trave, chegou em 92 com um carro a frente do seu tempo. A Williams-Renault havia desenvolvido nas últimas temporadas a famosa Suspensão Ativa. Na época, chegou a se dizer que ela era controlada por satélites, mas isso não é importante. O que vale nessa história toda, é como uma mudança forte pode mudar o cenário de um campeonato, e sabendo disso, vamos analisar a era Schumacher.

Pra mim era o sistema perfeito, qualificação com cada piloto tendo direito a 12 voltas na classificação e a pontuação valendo do 1º ao 6º colocado, não que fosse o mais justo, mas eu já estava acostumado a ela. O que não estava acostumado era com a Ferrari. 5 títulos seguidos para Schumacher. "Como pode isso?" Me perguntava a época.

Todos se lembram, em 2002 Michael Schumacher foi campeão com incríveis 6 provas de antecedência, isso fez com a FIA se move-se, com um campeonato já dominado e assim não muito interessante, mudaram a pontuação da F1. O famoso 10,6,4,3,2,1 ficava de lado e o 10,8,6,5,4,3,2,1 entrava em cena. Era uma das tentativas de fazer com que o domínio Ferrarista acaba-se. Mudanças no treino também foram realizadas com o decorrer dos anos, e foram tantas que iria demorar muito se eu citasse cada uma aqui. Mas a era Schumacher só acabou em 2005, mas não foi Alonso que parou Schumacher, e sim a própria Ferrari que errou no desenvolvimento do carro, perdendo tudo o que tinha ganho nos anos anteriores.

Onde eu quero chegar com essa história? Porque elas devem determinar o futuro de Vettel na F1? Se voces perceberam, a mudança de regras na F1 na era Schumacher não resultou em nada, o piloto alemão continuou ganhando tudo. Mas em 92, a Williams com sua Suspensão Ativa deu fim ao monopólio da McLaren. Para a F1 não permitir esses domínios, mudanças nos carros são essenciais. Citando outro exemplo, em 2009 a F1 realizou mudanças drásticas em seu regulamento, o que fez com que a Brawn GP, com seu difusor ganhasse o campeonato, mesmo sendo uma equipe nova e com poucos recursos. Mas em 2010, já com o nome de Mercedes e com muito dinheiro, não conseguiu repetir a façanha. Isso se deve a proibição do difusor usado por ela em 2009.

Agora em 2011, grande parte do poder do carro da Red Bull se deve escapamento aerodinâmico por ela produzido. Em 2012 o seu uso será reduzido por determinação da FIA, a Red Bull terá que ser virar e rezar muito para Adrian Newey faça um novo milagre.

Vettel pode conquistar outro título? Que ele pode, é certeza. Que vai, é provável. Mas ele dominar a F1? Improvável. A categoria aprendeu em 2009 a se defender dessas coisas que deixam o esporte morno e chato para os telespectadores.

2 Response to "Vettel não dominará a F1"

  1. Douglas says:

    BANIRAM O DIFUSOR AQUECIDO NÉ??? MAS NÃO BANIRAM O ADRIAN NEWEY... É ELE A FORMULA MAGICA DO SUCESSO DA RED BULL, ESPERE MAIS UNS BONS ANOS DE RED BULL DOMINANDO... EU ESTOU ADORANDO VER UMA EMPRESA Q VENDIA BEBIDAS QUEBRAR NO MEIO FERRARI, MCLAREN, MERCEDES, RENAULT E TODAS AS CONSTRUTORAS DE CARROS...

    Rangel says:

    Na verdade esta sendo um banho, admiro os pilotos brasileiros, até mesmo sem ser um especialista no assunto, mas o que está acontecendo?

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme