Vettel não dominará a F1
Ayrton Senna conquistou seus 3 títulos em 88, 89 e 91. Para muitos, deveria conquistar o de 90 também. Fazendo uma pequena suposição, Senna poderia ter ganho 4 títulos seguidos, e assim, feito a sua "era". Mansell, piloto que por várias vezes tinha batido na trave, chegou em 92 com um carro a frente do seu tempo. A Williams-Renault havia desenvolvido nas últimas temporadas a famosa Suspensão Ativa. Na época, chegou a se dizer que ela era controlada por satélites, mas isso não é importante. O que vale nessa história toda, é como uma mudança forte pode mudar o cenário de um campeonato, e sabendo disso, vamos analisar a era Schumacher.
Pra mim era o sistema perfeito, qualificação com cada piloto tendo direito a 12 voltas na classificação e a pontuação valendo do 1º ao 6º colocado, não que fosse o mais justo, mas eu já estava acostumado a ela. O que não estava acostumado era com a Ferrari. 5 títulos seguidos para Schumacher. "Como pode isso?" Me perguntava a época.
Todos se lembram, em 2002 Michael Schumacher foi campeão com incríveis 6 provas de antecedência, isso fez com a FIA se move-se, com um campeonato já dominado e assim não muito interessante, mudaram a pontuação da F1. O famoso 10,6,4,3,2,1 ficava de lado e o 10,8,6,5,4,3,2,1 entrava em cena. Era uma das tentativas de fazer com que o domínio Ferrarista acaba-se. Mudanças no treino também foram realizadas com o decorrer dos anos, e foram tantas que iria demorar muito se eu citasse cada uma aqui. Mas a era Schumacher só acabou em 2005, mas não foi Alonso que parou Schumacher, e sim a própria Ferrari que errou no desenvolvimento do carro, perdendo tudo o que tinha ganho nos anos anteriores.
Onde eu quero chegar com essa história? Porque elas devem determinar o futuro de Vettel na F1? Se voces perceberam, a mudança de regras na F1 na era Schumacher não resultou em nada, o piloto alemão continuou ganhando tudo. Mas em 92, a Williams com sua Suspensão Ativa deu fim ao monopólio da McLaren. Para a F1 não permitir esses domínios, mudanças nos carros são essenciais. Citando outro exemplo, em 2009 a F1 realizou mudanças drásticas em seu regulamento, o que fez com que a Brawn GP, com seu difusor ganhasse o campeonato, mesmo sendo uma equipe nova e com poucos recursos. Mas em 2010, já com o nome de Mercedes e com muito dinheiro, não conseguiu repetir a façanha. Isso se deve a proibição do difusor usado por ela em 2009.
Agora em 2011, grande parte do poder do carro da Red Bull se deve escapamento aerodinâmico por ela produzido. Em 2012 o seu uso será reduzido por determinação da FIA, a Red Bull terá que ser virar e rezar muito para Adrian Newey faça um novo milagre.
Vettel pode conquistar outro título? Que ele pode, é certeza. Que vai, é provável. Mas ele dominar a F1? Improvável. A categoria aprendeu em 2009 a se defender dessas coisas que deixam o esporte morno e chato para os telespectadores.
BANIRAM O DIFUSOR AQUECIDO NÉ??? MAS NÃO BANIRAM O ADRIAN NEWEY... É ELE A FORMULA MAGICA DO SUCESSO DA RED BULL, ESPERE MAIS UNS BONS ANOS DE RED BULL DOMINANDO... EU ESTOU ADORANDO VER UMA EMPRESA Q VENDIA BEBIDAS QUEBRAR NO MEIO FERRARI, MCLAREN, MERCEDES, RENAULT E TODAS AS CONSTRUTORAS DE CARROS...
Na verdade esta sendo um banho, admiro os pilotos brasileiros, até mesmo sem ser um especialista no assunto, mas o que está acontecendo?